MOGIANO DÁ ESPETÁCULO EM BAIRRO, É FILMADO PELO DATENA, PERDE A MULHER E AINDA VAI RESPONDER POR 5 CRIMES


     Wallace Veiga escoltado pela Polícia Militar após cometer violência contra a sua ex-família (foto Hélio Torchi)

                       Crimes quebram rotina no Conjunto Bovolenta (foto Jocimar Valuci)                             

O autônomo mogiano Wallace Veiga da Silva, de 26 anos, morador em Jundiapeba, desde 23 de outubro último se envolveu com a Polícia Civil após a mulher dele, a porteira Aline Costa Veiga da Silva, de 32 anos, procurar a Delegacia de Defesa da Mulher para fazer a denúncia de violência cometida no dia 19, na então residência do casal, no Conjunto do Bosque,  por violência doméstica e ameaça. Ela disse  que era casada com Wallace há 4 anos e o casal tem duas filhas, e 1 e 3 anos. A partir da acusação oficial, a mãe das crianças passou a ser aterrorizada pelo marido que a ameaçava de morte e que iria colocar fogo na casa. Às 15h00 desta quinta-feira, dia 19, ele invadiu o imóvel dos pais de Aline, na rua Anita Bianco Bovolenta, no Conjunto Álvaro Bovolenta, em Mogi das Cruzes, onde passou a residir com as filhas depois de deixar o companheiro, o qual vai responder por 5 crimes: descumprimento de medida protetiva, tentativa de homicídio qualificado - feminicídio e meio que impediu a defesa das vítimas, dano qualificado, sequestro/cárcere privado e violação de domicílio.

 Aline foi esfaqueada e ficou ferida levemente. O pai dela, Luiz Antônio da Costa, de 65 anos, e o tio Paulo Borges, de 53 anos, irmão de sua mãe Georgina, também foram atacados. Somente Luiz foi internado na Santa Casa de Mogi, ficando em observação.

Enfurecido, Wallace não permitiu que uma equipe do Samu socorresse o sogro e ainda danificou o carro dele. Ele mantinha a família refém cercado por policiais, do 17º BPM/M, e do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais), que se deslocaram da Capital a Mogi das Cruzes, visando solucionar a ocorrência, o que aconteceu, mas não antes de causar aglomeração de dezenas de curiosos.   Equipes jornalísticas com helicópteros, da Record, com o comandante Hamilton, e do Datena, da TV Bandeirantes, transmitiram ao vivo a ação crimonosa. Na cena, não faltaram os bombeiros.

A valentia de Wallace acabou após ser atingido também na cabeça por 5 disparos com armas não letais desferidos por integrantes do Gate. Ele foi ferido, medicado e removido para a sede da Central de Polícia Judiciária de Mogi das Cruzes, na Vila Rubens, onde foi autuado em flagrante.

Wallace já teve outros casos de agressões praticadas contra Aline em2018. Segundo a mulher, ele dizia que se fosse preso ‘eu vou guarda a sua face, vai ver só’.

O autônomo frequentava o Centro de Atenção Para Usuário de Álcool e Drogas (Caps) na tentativa de controlar o consumo de drogas. Na tarde desta quinta-feira, ele reduziu as suas opções de vida, deixando de dialogar e cometer violência. O escrivão Marcos Passos a pedido da autoridade policial elaborou e a nota de culpa foi entregue a Wallace, que seria no início desta sexta-feira levado para a Cadeia de Mogi.

Os procedimentos de Polícia Judiciária foram encaminhados eletronicamente para o Fórum local e dependendo da análise do juiz poderá se tornar em prisão preventiva. Caso a medida aconteça, Wallace será escoltado ao Centro de Detenção Provisória, no bairro do Taboão.

“Informações  fundamentais passadas pelo Batalhão da área e do Corpo de Bombeiros resultaram no sucesso da ação do Gate. O indivíduo foi detido, algemado e levado à delegacia da área. O senhor (Luiz) foi esfaqueado no peito e socorrido”, disse a equipe que entrou na casa pelos fundos e dominou o criminoso.

.

 






A