DELEGACIA DE PROTEÇÃO AO IDOSO COORDENA OPERAÇÃO VETUS EM MOGI E NA REGIÃO DO ALTO TIETÊ VOLTADA À AÇÃO PREVENTIVA

                                                             Público da maior idade, atendimento especializado

 

Terminou nesta sexta-feira, dia 4, a “Operação Vetus”, coordenada em Mogi das Cruzes e nas cidades da Região do Alto Tietê, pela delegada Vera D’Antracoli, titular da Delegacia de Proteção ao Idoso (Depi) de Mogi das Cruzes. A blitz na área da Delegacia Seccional faz parte do projeto desenvolvido neste período em todo o território nacional pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública justamente para coibir a violência contra idosos.

No cômputo final, a Operação nos 8 municípios  teve 180 denúncias investigadas, sendo que 8 apontaram como positivas, resultando ainda na elaboração de 7 boletins de ocorrências, 2 inquéritos policiais e 1 termo circunstanciado. A pedido, a Justiça decretou 1 medida protetiva requisitada pela Depi.

O delegado seccional Jair Barbosa Ortiz que compreende bem a situação atual do idoso e faz questão da manutenção dos seus direitos, conforme ordena a legislação, indicou para liderar a Operação a delegada Vera D’Antracoli que contou com o apoio dos delegados Alex Endo, Renato de Almeida Barros e das autoridades e policiais operacionais das Delegacias de Polícia de Mogi e cidades vizinhas, além do CIP (Central de Inteligência da Polícia Civil).

“ De forma indissociável ressalto que a Operação Vetus desencadeada em âmbito nacional enobrece toda a Instituição Policial pela estrutura e plano de ação preventiva, e também quanto à política pública dada a importância das garantias e visibilidade para os problemas concernentes às violências perpetradas contra esta população vulnerável”, destacou a delegada Vera D’Antracoli.