DELEGADO DA POLÍCIA CIVIL VAI SER SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA APÓS 3 GESTÕES DE CORONÉIS DA POLÍCIA MILITAR

                   Delegado André estuda trocar comando da Guarda Municipal
 

O delegado André Junji Ikari, de 38 anos, da Divisão sobre Crimes contra o Patrimônio, do DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais), será o novo secretário de Segurança do Municípío, na gestão do prefeito eleito Caio Cunha, como foi confirmado durante coletiva nesta quarta-feira, dia 16. Ele é o primeiro integrante da Polícia Civil a assumir este cargo, depois de a função em três Administrações Municipais, ter sido desenvolvida por coronéis da Polícia Militar: Eli Nepomuceno e Paulo Sales.

André afirmou   que se reuniu com o atual secretário, o coronel da PM reformado, Paulo Roberto Madureira Sales, o qual  segundo contou, ‘foi muito cortes’.

O futuro secretário não falou sobre novos projetos na sua pasta, observando que “a administração ainda está em transição e não estou ainda com todas as informações necessárias da secretária”.

Ele, no entanto, ponderou que “provavelmente vou trocar o comando da Guarda Municipal”. Atualmente, a liderança da Unidade é de Thais Nascimento.

Ao certo, o delegado André não divulgou como será a  sua linha de trabalho e se  seguirá a do então comandante Sales, já que a Guarda Municipal atua lado a lado das Polícias Civis e Militar no combate à criminalidade em Mogi das Cruzes, principalmente contra  traficantes de drogas e os infratores da Lei Maria da Penha - voltada à proteção das mulheres.

A Guarda Municipal também tem uma equipe  especial de combate aos invasores de terrenos da Prefeitura de Mogi.

Existe ainda a hipótese de a Guarda Municipal retornar à sua origem  e ser exclusiva à segurança dos prédios públicos e de eventos. Além de atuar apenas como órgão auxiliar das Polícias Civil e Militar. A incógnita é grande entre os guardas.

CARREIRA

André é de uma família tradicional do bairro de Cocuera e entrou na Polícia Civil como agente de telecomunicações em julho de 2006. Em 2012, após concurso, assumiu o cargo de delegado de polícia, sendo que exerceu  suas atividades na Delegacia Seccional e nas Delegacias de Mogi das Cruzes, na Delegacia Seccional, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, e em 2016, atuou na área da Seccional de Jundiaí. Após 1 ano, o delegado André foi designado a trabalhar no DEIC, em São Paulo.