GUARDA MUNICIPAL COMEMORA 17ANOS, GANHA 4 VIATURAS E ESTÁ TREINADA PARA COMBATER OS CRIMINOSOS EM MOGI: PARABÉNS

                                                      Guarda reforça diuturnamente segurança no município                                                

       A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes completa neste mês 17 anos de atividades. O trabalho realizado por seus integrantes, principalmente, nos últimos 4 anos, é de total colaboração com as Polícias Civil e Militar no combate à criminalidade, capturando desde traficantes, autores de roubos, de violência doméstica e outros delitos mais simples.

A população não pode deixar de ficar sem o patrulhamento da Guarda Municipal realizado de forma coordenada e de acordo com a Legislação Penal.

As viaturas e motocicletas nas cores branca  e azul já fazem parte do cenário da cidade, e mais do que isso, tem a confiança da população, representando segurança para todos, sejam moradores em Mogi das Cruzes ou visitantes.

Há anos a cidade necessitava deste reforço conquistado e apoiado pela Administração Pública com o aumento de efetivo treinado e também de equipamentos como uma boa sede, viaturas e motocicletas. É evidente que carece de mais recursos, já que a questão segurança pública é ampla, principalmente relacionado à comunicação.

É difícil para as equipes tomarem conhecimento, por exemplo, enquanto em serviço, de veículos furtados e roubados, pois não têm acesso a esta ferramenta de consulta.

Também não são informados de imediato sobre a ação de autores de crimes como roubos, furtos, homicídios e outros, pois nem sempre a Central de Comunicações deles avisa a tempo  pelo rádio os guardas que estão em seus carros oficiais. Apesar desta lacuna, as equipes ainda fazem prisões em flagrante na cidade.

Um grupo com autorização da Justiça já anda com armas, alguns guardas fizeram aquisição própria. O certo é armar a Guarda de forma definitiva – recentemente a Prefeitura liberou algumas armas.

No último dia 16, o prefeito Marcus Melo e o secretário municipal de Segurança, coronel da reserva Paulo Roberto Madureira Sales entregaram 4 novas viaturas GM Trailblazer  que formam as equipes da Romu e permitirão o desenvolvimento  de rondas ostensivas, semelhantes aos trabalhos da Força Tática, da Polícia Militar e do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos).

A Guarda Municipal mantém ainda os patrulhamentos especializados na Lei Maria da Penha, Ronda Rural e com o uso de motocicletas.

O trabalho se completa com as 128 câmeras de monitoramento e cinco bases da Unidade, no Terminal Central, Parque Centenário, Parque da Cidade e Praça Oswaldo Cruz.

A Prefeitura Municipal ainda está assumindo os prédios que serviam como Bases para a Polícia Militar, que deixaram de lado esse sistema de policiamento,   em Braz Cubas, Jardim Universo, Rodeio e Mogi Moderno.

Já está em construção o Centro de Operações e Planejamento Integrado – Central de Inteligência -, no bairro do Socorro. No orçamento municipal consta o  investimento em torno de R$ 3,9 milhões, para a Secretaria Municipal de Segurança Pública e a nova Central de Monitoramento.