AUTOR DE EXECUÇÃO DE IDOSO EM CÉSAR DE SOUZA JÁ FOI CAPTURADO NO LITORAL E PODERÁ TER PRISÃO PREVENTIVA DECRETADA

                Laudo do IML aponta que Oswaldo foi morto com golpes de martelo na cabeça
 

Possuidor de uma extensa folha de antecedentes criminais, Joilson Nogueira de Oliveira Silva, de  35 anos, foi preso pelo Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), na tarde desta quarta-feira, dia 24, na casa onde se escondia na rua Ayrton Senna, na Vila Paulista, em Bertioga. Em desfavor do criminoso havia mandado de prisão temporária por 30 dias expedido pela Justiça de Mogi das Cruzes por ele ser acusado de matar a golpes de martelo Oswaldo Roberto Possa, de 63 anos, no apartamento da vítima, na avenida Dante Jordão Stoppa, em César de Souza.

O corpo já em decomposição foi encontrado na manhã do último dia 13. Na conclusão do inquérito, ele poderá ter requisitada a sua prisão preventiva e só assim será removido ao Centro de Detenção Provisória, no Taboão.

O corretor de imóveis estava com a cabeça esfacelada. Na ocasião, surgiram informações para os policiais que Oswaldo havia acolhido em casa um homem, que seria morador de rua e usuário de drogas.

Nas primeiras buscas, os investigadores já esclareceram que a família deu pela falta do Ford Fiesta, de Oswaldo, localizado após o crime, e micro-ondas, celular e outros objetos, parte já recuperada.

O corretor recebeu profundos ferimentos na cabeça e no rosto. Joilson confessou o assassinato e alegou que o motivo seria porque os dois consumiam drogas e em dado instante Oswaldo passou a lhe importunar sexualmente.

Na tarde desta quinta-feira, dia 25, Joilson se encontrava preso na Cadeia de Mogi. Ele responde pelos crimes de homicídio qualificado – motivo torpe e que impossibilitou a defesa da vítima – e está sujeito a pegar uma pena de 12 a 30 anos de reclusão, caso seja condenado durante julgamento promovido pela Justiça. O criminoso ainda vai responder por furto.

Os delegados Rubens José Angelo, titular, e Charlie Wang, assistente, do SHPP, com apoio de todos os seus policiais, coordenaram as buscas para a elucidação do assassinato.

CRIMES

A vida marginalizada de Joilson, conforme registros da Polícia Civil, começou em 2013, com envolvimento de veículo furtado; duas vezes embriaguez ao volante, causando num deles acidente. Em novembro do ano passado, violência doméstica e estupro; ataque sexual contra uma garota, de 10 anos e outros delitos. Ele já esteve na cadeia duas vezes nesse meio tempo.

Para se ter uma ideia, em 8 de março último, Joilson procurou uma unidade da Polícia Civil, em Mogi das Cruzes, depois de saber que era procurado de novo.

Um investigador fez constar no boletim de ocorrência que a condenação era para cumprir a pena em regime aberto e por causa da pandemia o liberou sem adotar outras medidas. Após alguns dias, ele eliminou Oswaldo Possa a golpes de martelo.