PM CAPTURA AUTOR DE GOLPES DO CARTÃO BANCÁRIO EM BIRITIBA MIRIM E SALESÓPOLIS. DELEGADO MANDA ACUSADO PARA A CADEIA

                                                      Vigarista Cristiano autuado em escoltado para a Cadeia de Mogi
 

Acusado de cometer golpes do cartão bancário em Biritiba Mirim e Salesópolis, nesta terça-feira, dia 30, o motoboy Cristiano dos Santos Oliveira, de 32 anos, morador em São Paulo, foi preso pelos policiais militares Vando Barbosa e Rodolfo Rodrigues, da 3ª Companhia, do 17º BPM/M.

O delegado titular César Donizeti Benedicto, de Biritiba Mirim, autuou o criminoso em flagrante por tentativa de estelionato e o mandou à noite para a Cadeia Pública de Mogi das Cruzes após concluir os procedimentos de Polícia Judiciária.

O juiz de Direito Paulo Fernando Deroma, do Fórum de Mogi, tornou o auto de prisão em flagrante em prisão preventiva, na audiência de custódia nesta quarta-feira, dia 31. Diante da medida, Cristiano foi escoltado para o Centro de Detenção Provisória, no bairro do Taboão. 


CRIME

Cristiano foi surpreendido logo depois de descer de sua motocicleta e se dirigir à casa de Aparecida Alves Franco, na região central, justamente para fazer a retirada do cartão bancário.

Com ele, a equipe da Polícia Militar encontrou na mochila do suspeito vários recibos de cartões, 3 máquinas de cartões de crédito, duas da marca moderninha e outros objetos.

Ele confessou também na delegacia que havia à casa de Aparecida para retirar o cartão e a senha, mas alguém o denunciou e não deu para consumar o golpe porque foi preso.

Aparecida esclareceu ao delegado César Donizeti que momentos antes de o rapaz chegar em sua casa, por volta das 16h30, ela recebeu um telefonema de um suposto funcionário que disse se chamar “Fernando”, da administradora do cartão, querendo saber se ela havia feito uma compra no valor de R$ 1280,00 nas lojas Americanas, em Barueri.

A vítima explicou que não tinha autorizada, até informou o valor do crédito em seu cartão, e foi comunicada que estavam aplicando golpes com o seu cartão.

Assim, um comparsa de Cristiano, do outro lado da linha, avisou Aparecida que “o cartão foi bloqueado e um motoboy está indo na sua casa retirá-lo.”.

Desta forma o golpe era aplicado por Cristiano  que pegava o cartão e a senha, conforme ele próprio admitiu à autoridade policial que elaborou o auto de prisão em flagrante em seu desfavor.

Cristiano ainda confessou que na manhã de terça-feira, aplicou dois golpes em Salesópolis, de onde havia sacado de 2 cartões bancários a importância de R$ 8 mil.

O estelionatário Cristiano disse que “a minha função é fazer a retirada do cartão e da senha, sendo que depois o passo na maquininha e esgoto o saldo da vítima”.

O acusado não titubeou em denunciar um dos seis comparsas que ele diz conhecer como “Peixe” e também morador na zona norte de São Paulo. Segundo Cristiano, “o meu contato é somente com o Peixe que ganhava 15% do dinheiro arrecadado”.

Os clientes têm que saber que os bancos não retiram cartões nas casas e nem exigem as senhas, alertam os policiais.

DECISÃO

O juiz  Fernando Deroma ao decretar a preventiva de Cristiano ressaltou que "outrossim que estão presentes nos autos os indícios da materialidade e da autoria criminosa imputada ao acusado, como presentes estão os requisitos informadores da manutenção da custódia cautelar, quais sejam, garantia da ordem pública, porque se imputa ao acusado, impedindo que continue a delinquir e conveniência da instrução criminal".