DIA DA MULHER NA POLÍCIA MILITAR É COMEMORADO HOJE, 12 DE MAIO: O ESPAÇO CONQUISTADO APÓS MUITO TRABALHO ESTÁ CONSOLIDADO


 


Hoje, 12 de maio, é comemorado o “Dia da Policial Militar” que já se integrou totalmente ao dia a dia da Corporação, não havendo nenhuma distinção entre homens e mulheres, ambos desenvolvendo o trabalho em prol da segurança pública no Estado de São Paulo.

A capitã Brenda Castro, coordenadora do Setor de Comunicação Social, do CPAM-12 (Comando Policiamento de Área Metropolitana) divulgou nota à imprensa enaltecendo a data:

“ A história da mulher na Policia Militar do Estado de São Paulo tem suas origens no ano de 1955. No dia 12 de Maio, o então Governador Jânio Quadros fez publicar o Decreto n° 24.548, instituindo o Comando de Policiamento Feminino vinculado à Guarda Civil e nomeando a Sra. Hilda Macedo como a primeira comandante do incipiente corpo policial, composto, inicialmente por 13 jovens, que se tornaram as pioneiras de uma fascinante história de trabalho, amor à profissão e de muitas conquistas.

Nos primórdios a Polícia Feminina se dedicava à proteção de menores e de mulheres desamparadas.  Paulatinamente o trabalho foi ganhando visibilidade e importância.

A versatilidade e o poder transformador da mulher policial ganhavam cada vez mais notoriedade e reconhecimento, suscitando mais responsabilidades nessa importante esfera do serviço público.

No final da década de 1970, o policiamento feminino já exercia papéis de destaque na estrutura operacional da Polícia Militar.

No início de 2000, uma nova estruturação na Polícia, distribuiu o contingente feminino de mais de 3 mil mulheres nas Unidades da PM, de tal maneira que a presença feminina alcançou praticamente todas as atividades.

Nos dias atuais podemos afirmar que nossas policiais não carecem de provar nada a ninguém, pois seu espaço é consolidado”.