TÉCNICA DE ENFERMAGEM ACUSADA DE SIMULAR APLICAÇÃO DE VACINA CONTRA COVID-19 PODE SER RESPONSABILIZADA CRIMINALMENTE EM ITAQUAQUECETUBA

Prefeito mostra vídeo da prática de crime e ainda o boletim de ocorrência registrado na Delegacia

 

A técnica em enfermagem Débora Batista de Assis, de 46 anos,  na tarde do último dia 17, segunda-feira, negou na Delegacia Central, em Itaquaquecetuba, que não tenha aplicado vacina contra Covid-19 em Ilma Pereira Neto, no Posto de Vacinação localizado na Vila Virgínia. Ela foi levada à unidade policial por um guarda municipal depois da reclamação da  idosa e familiares. O delegado Roberto Gusmão registrou a ocorrência como “outros não criminais”.

Débora, no entanto, passou a ser investigada pela Polícia Civil, pois no dia 18, após a declaração feita pela suspeita na véspera, o secretário municipal da Saúde, Edson Rodrigues formalizou uma queixa em seu desfavor sobre infração de medida sanitária preventiva – artigo 268, do Código Penal Brasileiro.

Ao delegado Danilo Sene, o secretário Edson disse que soube do crime através das redes sociais, sendo que havia denúncia de que “duas munícipes não haviam recebido a vacina durante a campanha da vacinação”.

“Em um dos casos Débora insere a agulha no braço da paciente Maria e não inocula o liquido imunizante, mas seus familiares perceberam e só então Débora efetivamente aplicou a vacina”, relata o histórico do boletim de ocorrência.

Quanto à outra vítima Ilma, “Débora também inseriu a agulha e a retirou sem a introdução da vacina, porém seus familiares nada perceberam e foram embora”

Ainda de acordo com o que frisou o secretário municipal, Débora é prestadora de serviços conveniada à Prefeitura de Itaquaquecetuba através da Universidade Univeritas, onde ele declarou que a suspeita é estudante de enfermagem.

O próprio médico Edson afirmou que ela foi questionada e negou as acusações, mas há vídeos que serão apresentados à Polícia Civil e devem ser anexados ao inquérito que deve ser aberto para apurar as denúncias. O secretário ao concluir na delegacia explicou que a idosa Ilma já foi vacinada.

MEDIDAS

O prefeito Eduardo Boigues disse em rede social que  “ já tomamos providências. O boletim de ocorrência já foi feito. Você (Débora) não tem amor próprio. Nós estamos correndo muito atrás de vacinas junto ao Governo do Estado, procuramos salvar vidas, enquanto você coloca em risco a vida de pessoas. E  se fosse a sua mãe, o que faria ?”.

Ainda conforme o chefe do Executivo, o perdão de Débora será de Deus, mas ressalva que “aqui ela vai responder pela Justiça dos homens, inquérito policial e processo criminal”.

A técnica em enfermagem Débora Batista já foi afastada de suas atividades.