AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA DA JUSTIÇA SERÁ ONLINE NA CADEIA PÚBLICA DE MOGI PARA ADEQUAR O TRABALHO À FASE DE PANDEMIA



A Justiça de Mogi das Cruzes atendendo ao Tribunal de Justiça de São Paulo em breve terá audiência de custódia online para acusados de crimes capturados em Mogi das Cruzes e cidades da região do Alto Tiete. Duas salas já estão sendo adequadas na Cadeia Pública local após o delegado seccional Jair Barbosa Ortiz se reunir com os delegados Argentino da Silva Coqueiro, diretor do presídio, e  Francisco Del Poente, titular do 1º Distrito Policial.

As duas salas que pertenciam ao 1º DP, no Parque Monte Líbano, foram liberadas para a Cadeia, de forma que estão sendo reformadas para a realização de audiências online através de equipamentos de informática.

Diante da inovação, não será preciso levar os novos presos para o Fórum de Mogi, pois a situação de cada um será resolvida com o juiz na audiência de custódia online. Caso queira, o advogado do acusado poderá estar presente nas salas ou via live. O sistema moderno com avanço tecnológico reduz o risco na questão segurança, agiliza o trabalho e  está de acordo com a prevenção contra o Covid-19.

Na audiência, o juiz avalia se foram obedecidos os direitos do preso na hora de sua detenção e também se ele vai responder pelo crime em liberdade ou o auto de prisão em flagrante elaborado pela Polícia Civil se torna em prisão preventiva e ele acaba sendo transferido para os Centros de Detenção Provisória de Mogi ou Suzano.

APROVADO

O juiz corregedor da polícia, Tiago Ducatti Lino Machado e a juíza Ana Carmen de Souza Filha, diretora do Fórum de Mogi das Cruzes, aprovaram a futura instalação do local de audiência de custódia em reunião com o diretor Argentino da Silva Coqueiro e o delegado titular Francisco Del Poente. O encontro também serviu para conversarem sobre o novo sistema a ser desenvolvido em breve.

Ao Site Polícia em QAP, o delegado Del Poente disse que ”no mês passado fomos convocados pelo delegado seccional  (Jair Barbosa) para debatermos sobre o local das salas de audiência de custódia. Tive a ideia de liberar uma sala anexa ao 1º DP que já era da Cadeia com um banheiro no início da década de 1980, então, para aumentar o espaço dei também a sala ao lado. Todos concordaram”.

 MULHERES

As presas também terão o seu espaço online, ou seja, audiência de custódia no Presídio Feminino, sediado na Delegacia Central de Itaquaquecetuba, conforme tudo já está sendo preparado após reunião do delegado titular Maurício Druziani e o seccional Jair Barbosa Ortiz.