OPERADOR DE TELEMARKETING SE TORNA VÍTIMA DE EXTORSÃO DE HACKER E PROCURA A POLÍCIA CIVIL


 

O  operador de telemarketing J.J, de 35 anos, procurou, por volta das 22h30, desta quinta-feira, a Central de Polícia Judiciária, em Mogi das Cruzes, e comunicou ao delegado Guilherme Cyrino para informar que está sendo vítima de extorsão de um hacker não identificado, que se infiltrou o seu computador e coletou senhas, contatos telefônicos, e-mails e diversas informações. O criminoso online passou a exigir certa quantia em bitcoins.

O operador tentou acessar e-mails e aplicativos, mas não está conseguindo. O hacker o ameaçou a divulgar os dados da vítima em redes sociais, evidentemente usando um pefil falso.

Muito preocupado e sem saber com proceder,  J.J procurou uma delegacia e formalizou a queixa.

O delegado Cyrino mandou registrar a ocorrência como extorsão e a enviou para o 4º Distrito Policial, em Jundiapeba, onde a vítima reside.

Segundo J.J, no último dia 17, o hacker bloqueou o  segundo email que a vítima tem para buscar empregos es e contatar com a faculdade.

ALERTA

Especialistas orientam que os internautas devem instalar nos seus computadores ou equipamentos semelhantes programas de segurança de modo a impedir a ação de criminosos pela internet.

Eles avisam ainda que os internautas não devem acessar  e-mails e aplicativos desconhecidos que podem conter vírus. Em caso de qualquer desconfiança surgida no aparelho, as vítimas têm que procurar um técnico de sua confiança e conseguirem soluções.