COMUNIDADE DEVE ADOTAR TODAS AS MEDIDAS NECESSÁRIAS PARA NÃO CAIR EM GOLPES APLICADOS POR CRIMINOSOS QUE AGEM ONLINE, AFIRMA DELEGADO

                          Alertas do delegado Francisco, titular do 1º DP
 

Preocupado com a incidência de golpes cometidos por criminosos que agem online, o delegado Francisco Del Poente, titular do 1º Distrito Policial, no Parque Monte Líbano, em Mogi das Cruzes, mais uma vez alerta a comunidade que não pode se descuidar no momento de fazer uma transação comercial ou ser contatado para realizar empréstimos.

“Peço a sua atenção quando receber ligações telefônicas ou mensagens via Whatsapp, já que estão clonando os celulares e os invasores pegam  a lista telefônica dos seus aparelhos e passam a ligar para os seus amigos se passando por você e pedindo dinheiro, um auxílio. Têm muitas pessoas que estão sendo enganadas neste momento. Há um grande especialidade destes bandidos agora, que usam deste expediente através do Pix e de falsas mensagens contidas até no Facebook e você acaba aceitando as boas propostas e tomando prejuízos”.

Ele ressalta que “A Polícia está ao seu lado não caia nesta solicitação, nestas conversas, certifique-se disso. Conte conosco. Os golpes são diversos, há falsos boletos e até vendas enganosas, oferecendo produtos com baixos preços”.

 

PIX

O Banco Central adotando a mesma linha de prevenção já divulgada pelo delegado Del Poente também implantou nesta sexta-feira, medidas visando proteger   clientes de bancos que utilizam o Pix, considerando que muitos deles já se tornaram vítimas de golpes, roubos e sequestros.

Uma das medidas será a imposição de limite de horário para transações acima de R$ 1000,00 entre às 20 e 6 horas, que neste período ficarão bloqueadas.

Ainda será fixado um prazo mínimo de 24 horas e máximo de 48 horas para as instituições aprovarem pedidos para aumento dos limites de transação. Em canais presenciais, a alteração terá efeito imediato.