MÃE PRESA E AUTUADA EM FLAGRANTE APÓS A FILHA, DE 15 ANOS, ATROPELAR E MATAR UMA JOVEM E DEIXAR FERIDO O FILHO DELA, DE 1 ANO, EM CÉSAR DE SOUZA


                      

                                                           Van dirigida pela menor na frente da Central de Polícia Judiciária

                                                                                       (Foto Divulgação Hélio Torchi)

Uma mãe, de 40 anos, foi autuada  em flagrante por homicídio culposo (sem intenção) e lesão corporal, e a filha, de 15 anos, sindicada em ato infracional pelo mesmo problema. A acusada, cuja identidade não pode ser divulgada, caso contrário identifica a filha menor, o que não é permitido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, emprestou o veículo para a filha que provocou o acidente, causando o atropelamento  e matando a jovem Luana dos Santos Valenzini, de 24 anos, e ferimentos no filho dela, o bebê, Arthur Miguel, de 1 ano. Ele está em observação no Hospital Luzia de Pinho Melo, no Mogilar, mas não corre risco de morte. O acidente ocorreu, às 14h20, desta sexta-feira, dia 6, na frente da casa de Luana, na rua 13, altura do nº 25, no Conjunto Vereador Jefferson da Silva, no distrito de César de Souza. O corpo da mãe de Arthur foi removido ao Instituto Médico Legal de Mogi das Cruzes.

Ao final dos  procedimentos de Polícia Judiciária, mãe e filha acusadas de homicídio culposo e lesão corporal, foram transferidas para o Presídio Feminino, em Itaquaquecetuba, devendo ficar à disposição da Justiça até a audiência de custódia, conforme determinou o delegado Victor Melo que teve como colaborador o escrivão Celso Ianai na elaboração do auto de prisão em flagrante.

SITUAÇÃO

A adolescente, de 15 anos, ajudava a mãe no serviço de coleta de produtos de reciclagem. Grávida, de 3 meses, ela e a mãe são muito unidas e residem ao lado da casa de Luana atingida pela Van conduzida ilegalmente pela menor.
A própria vizinha diz que a filha dirigia bem e até parava a Van para deixar pedestres pararem quando retornavam para a residência. "Na hora, perto de casa, pedi para a minha filha parar, freia, freia, eu gritei, mas ela confundiu o freio com o acelerador".
Luana que estava sentada em uma cadeira na calçada com o filho no colo foi atingida pelo veículo e morreu no local. Os bombeiros foram acionados, assim como, a Polícia Científica.
A mãe da infratora relatou na delegacia que "nós se aproximamos e Luana já estava morta, e o bebê ferido. Pedi para vizinhos nos ajudar e fomos para casa ao lado, até a chegada da Polícia Militar".