INAUGURADA UNIDADE PARA AUDIÊNCIA ONLINE DE CUSTÓDIA DA JUSTIÇA QUE VAI FUNCIONAR EM ANEXO À CADEIA PÚBLICA DE MOGI DAS CRUZES


Preso subirá a escada para decidir a sua vida na Unidade de Custódia
                  Encontro de autoridades para o bem comum, cumprindo a legislação

 

A Unidade de Custódia online anexa à Cadeia Pública de Mogi das Cruzes que ocupa duas salas, foi inaugurada, na manhã desta quinta-feira, dia 16, na presença de autoridades judiciárias, policiais e de representantes da Defensoria e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Nesta sexta-feira, dia 17, está prevista a realização de uma reunião com a participação do delegado seccional Jair Barbosa Ortiz, do diretor da Cadeia, o delegado Argentino da Silva Coqueiro, do chefe da carceragem Jaércio da Cunha Braga e dos diretores dos CDPs (Centro de Detenção Provisória) de Mogi das Cruzes e Suzano.

“Um dos pontos a serem discutidos será a escolta de detentos para os Centros de Detenção a ser feita pela própria equipe de Escolta da SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) após a Justiça decretar a prisão preventiva na audiência de custódia”, afirma Braga.

Ainda neste encontro deverá ficar acertado se a Unidade de Custódia online, já preparada com móveis, computadores e câmeras que registram imagens e som, entrará em operação na manhã do dia 20 ou no próximo dia 4 de outubro.

INOVAÇÃO

A determinação para a instalação da Unidade de Custódia online partiu do Tribunal de Justiça em várias regiões do Estado de São Paulo. A cidade de Guarulhos vizinha à região do Alto Tietê já possui esta inovação.

Após o delegado seccional Barbosa iniciar os planos para a Unidade, ele contou com o apoio do delegado Francisco Del Poente, titular do 1º Distrito Policial, no Parque Líbano, que liberou duas salas de sua delegacia, para o projeto ser concretizado sob  a coordenação do delegado Argentino Coqueiro.

O titular Del Poente também participou da solenidade de inauguração presidida pelo juiz de Direito Tiago Ducatti Lino Machado, da 3ª Vara Criminal de Mogi das Cruze e Corregedor da Polícia, e do seccional Jair Barbosa.

Depois de enfocar que “gosto sempre de empreender, colaborar com a segurança pública, pois é necessário não só para os policiais como para a comunidade”, o delegado Del Poente que mantém o seu  Distrito Policial de forma impecável, explicou ao Site Polícia em QAP que a Unidade de Custódia se torna imprescindível até mesmo pela evolução dos tempos. “Há economia na questão transporte e desgaste da frota e  provoca mais segurança”, destaca

‘Para o preso a Unidade é questão de facilidade de acesso e também para os policiais, pois após a prisão em uma das delegacias da Seccional de Mogi, ele é removido para a Cadeia, onde é alimentado, faz a sua higiene e no dia seguinte de manhã, não será preciso ser colocado em uma viatura para ir ao Fórum de Mogi. Bastará o preso deixar a cela sob escolta e se dirigir à sala, onde será realizada a audiência de custódia online. Ele ficará sozinho, embora algemado, e poderá contar com a presença do seu advogado, ou o defensor terá o direito de participar da audiência online de outro local”.

O preso contará com uma tela e sistema de som para falar com o magistrado e responder as perguntas sobre o crime e a sua prisão. Na sala ao lado, caberá a um ou dois policiais ficarem em alerta, observando as câmeras, se não surgi nenhum problema que possa atrapalhar a audiência ou o direito do preso se manifestar.