TÉCNICA DE ENFERMAGEM INDICIADA POR DELEGADA POR MAUS TRATOS E EXPOSIÇÃO AO PERIGO CONTRA IDOSO DE 91 ANOS

                                             Sargento reformado da PM já medicado 


A técnica de enfermagem R.M.C.B, de 49 anos, que reside em Jundiapeba, foi indiciada em inquérito pela delegada Vera D’Antracoli, titular da Delegacia de Proteção ao Idoso (Depi) pelos crimes de maus tratos e colocar em perigo a saúde física e mental de  C.F, de 91 anos, sargento reformado da Polícia Militar, na condição de “cuidadora”, em maio último, na casa dele, no distrito de César de Souza.

A acusada confessou à autoridade a violência cometida contra o aposentado, mas não explicou o motivo e nem mesmo o fato de que durante as agressões ouvia alto a música “Ninguém te ama como eu”.

A técnica de enfermagem foi denunciada pelos 4 filhos do ex-militar que notaram o ferimento  no braço esquerdo e nas pernas do pai, além da alteração do seu comportamento apreensivo , fora do normal.

Um dos filhos F.A.F, de 60 anos, decidiu montar um sistema de monitoramento por câmeras que registrou as cenas de violância da ‘cuidadora’. A empresa ‘home care’, onde ela trabalhava, a dispensou ao ser informada dos crimes pela delegada.

As imagens dos maus tratos foram coletadas pela titular D’Antracoli durante a elaboração do inquérito e colaboraram muito para comprovar os atos executados pela investigada através do laudo pericial da Polícia Científica, assim como, os depoimentos da família e de uma testemunha principal, a auxiliar de enfermagem, que em alguns plantões  começou a notar hematomas e modificações psicológicas adversas no aposentado.

Na Delegacia do Idoso, R.M.C.B revelou que possui um filho preso por tráfico pela Polícia Militar, mas ela descartou ter agido por vingança contra o sargento reformado.

A delegada titular Vera D’Antracoli  enquadrou a indiciada no artigo 99, da Lei 10.741, de 1 de outubro de 2003, que dispõe sobre expor a perigo a integridade a saúde física e psíquica do idoso. A acusada ainda vai responder por maus tratos, artigo 136, do Código Penal.

PROVA

“O laudo pericial da Polícia Científica que reproduziu as imagens com nitidez, mostrando passo a passo as ações delituosas da indiciada enquanto fazia os procedimentos com o idoso”, explicou D’Antracoli.

Ainda conforme a delegada, “o exame pericial destacou o momento em que a técnica de enfermagem além de desferir socos no idoso, pisou sobre o seu pé direito, colocando todo o seu peso, causando hematomas, também vários chutes nele”.

O sargento reformado da Polícia Militar está acamado e não anda e nem tem condições de se expressar. “As imagens fortes da violência praticadas contra o idoso impacta quem as assiste. É essencial destacar a frieza da técnica de enfermagem, uma vez que sabia que os seus atos estavam sendo monitorados e não se importou”.

O filho F.A.F denunciou a técnica ao Conselho Regional de Enfermagem, encaminhando as imagens para que as ações de R.M.C.B sejam apuradas por meio de procedimento ético disciplinar. “Ao ver estas cenas caí em prantos, já que o meu pai é uma pessoa indefesa”, finalizou o engenheiro eletricista na delegacia.