MINISTÉRIO PÚBLICO FAZ OPERAÇÃO NA ÁREA DA SECCIONAL DE MOGI DAS CRUZES E SP E PRENDE BANDIDOS, DELEGADO, POLICIAIS CIVIS E MILITARES


                                            Apreensões durante a Blitz


Um delegado, 3 policiais civis e 2 militares, além de criminosos, foi o saldo da “Operação Invasão”, do Gaeco (Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público desenvolvido nesta quinta-feira (22) em Mogi das Cruzes e São Paulo. Os policiais são acusados, conforme o MP, de exigir R$ 30 mil por semana de traficantes, que também tiveram a prisão provisória decretada por associação criminosa. A medida foi tomada pelo juiz de Direito Fernando Oliveira Camargo, da 1ª Vara Criminal, do Fórum de Suzano.

As investigações dos promotores, do Gaeco, começaram em 2020, depois de escutas telefônicas autorizadas pela Justiça, sendo que em sua maioria, já atualizadas, vinculavam a participação dos policiais com o crime organizado vinculado à facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

Com o apoio das Corregedorias das Polícias Civil e Militar os promotores, do Gaeco, deram cumprimento a 22 mandados de busca e apreensão e a 23 mandados de prisão.

“A investigação instaurada pelo MPSP aferiu-se a existência de um grupo criminoso que promove a extorsão de traficantes. O grupo que é formado por policiais militares e civis, atua na capital e em diversas  cidades da região metropolitana. Os agentes conhecendo os pontos de venda de drogas passam a constranger os traficantes a efetuar o pagamento de propina sob a pena de prisão. Quando há um desacerto com os traficantes, os agentes invadem os locais e subtraem mediante violência e grave ameaça, as drogas, as armas e as quantias que localizam”, destaca o Ministério Público em nota divulgada através de sua assessoria de imprensa.

Ainda segundo o MP, “num outro pilar, a Operação tem por objetivo a prisão dos indivíduos que exploram o tráfico de drogas e tem envolvimento com a organização criminosa armada conhecida como Primeiro Comando da Capital”.

PRISÕES

Nos mandados de prisões e de busca e apreensão constam os nomes de João Felipe dos Santos, o ‘Chico’, do Caputera, Júlio César dos Santos Vilela, dos policiais militares Jorge Luiz Cascarelli e Jocimar Canuto de Paula, o “Molecote*, e os policiais civis Ronaldo Batalha de Oliveira, o “Nardo”, “Wilson Isidoro Júnior”, o “Nino” e Alexandre Aparecido do Bonfim, o “Bochecha”, além de Ednailton Cavalcante Brito, Júlio  César Simões, o “Júnior”, o  policial civil Diego Bandeira Lima, o ‘Carioca”, o delegado Eduardo Guimarães Peretti (titular da Delegacia de Polícia de Salesópolis), Hassein Abdul Khalek e Priscila Dias Brum.

O magistrado ainda autorizou a quebra de sigilo dos celulares dos envolvidos.

DELEGACIA

A Corregedoria da Polícia Civil cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do policial Ronaldo Batalha  e depois no 3º Distrito Policial, em César de Souza, onde ele estava trabalhando, mas no armário e escrivaninha dele nada foi localizado. Foi a  primeira vez que a Corregedoria cumpre mandado de busca e apreensão em uma Delegacia de Mogi das Cruzes.

FLAGRANTES

A Corregedoria da Polícia Militar prendeu Francisco Daniel Pessoa da Costa, de 41 anos, por porte ilegal de arma. Na casa dele, no Parque Olimpico, havia três projéteis, de calibre 38. O delegado Paulo Henrique Sinatura o autuou em flagrante, no 2º DP, e o mandou para a Cadeia de Mogi.

O delegado Adauton Luciano Delucas Sales, da Central de Polícia Judiciária, também, autuou em flagrante Diego Brasil Pires Barbosa, de 27 anos, e Wellington de Morais  Rodrigues, de 36 anos, por tráfico de drogas. Em poder da dupla havia certa quantidade de drogas como maconha e cocaína.

Um revólver, de calibre 38, e 8 cartuchos foram apreendidos com Thiago Silveira Gentil, de 42 anos, no apartamento dele, na avenida Kaoru Hiramatsu, em Braz Cubas. Ele já tinha passagem por tráfico de drogas. O delegado Ricardo Glória, do Setor de Homicídios de Mogi das Cruzes, o autuou em flagrante.

No bairro do Caputera ainda foi capturado  João Felipe dos Santos, de 36 anos, por tráfico de maconha.

Já a PM deteve no Parque Olímpico Júlio César Simões, de 32 anos, por porte ilegal de arma de fogo. Ele mantinha munições em sua casa.

No 1º Distrito Policial, no Parque Monte Líbano, em Mogi das Cruzes, o delegado Francisco Del Poente e a sua equipe autuaram em flagrante por tráfico Ageu Gondim Farias Neto, de 39 anos. O marginal que diz já ter antecedentes criminais foi preso nesta quinta-feira ns rua José Teles dos Santos, no bairro do Rodeio com 1 tijolo de maconha prensada  e 1 papelote de cocaína  após ação da Polícia Militar na Operação Invasão, do Gaeco.

Os criminosos autuados já estavam com mandados de prisão expedidos pela Justiça. Agora, eles serão ouvidos pelo Ministério Público e podem revelar as supostas extorsões cometidas pelos policiais.