O intercâmbio foi intermediado com a Marinha através do Policial Civil Fabio Cesar Romão, da Seccional de Mogi das Cruzes.
A ação inédita proporcionou aos Policiais Civis técnicas de combate, intervenção tática com cães e tiros de combate e de precisão, que vão ajudar no combate à criminalidade.
O Comandante do Batalhão Tonelero, Aristone Leal Moura do GMG-FN, e o Sargento Brasil também da Marinha ficaram satisfeitos com a integração dos alunos segundo o Policial Fabio Romão,'' o curso foi genial, nunca em história anterior houve algo semelhante na história da Polícia Civil de São Paulo''. Ele esclareceu ainda que os Policiais da Equipe Alpha irão ensinar as táticas para outros policiais da Instituição de forma que, o que foi aprendido no Batalhão do Rio de Janeiro não ficará restrito tão somente a este grupo, sendo que o ensinamento será difundido para dezenas de operacionais.
Fabio mobilizou o seu cão Cérbero, e o seu amigo Cássio levou o seu cão denominado Naja para participarem do curso.
Também participaram do treinamento os Policiais Tales da Delegacia de Poá, Luan do Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa de Mogi das Cruzes, além de Julian da Delegacia de Defesa da Mulher, todos do GRT. Há planos para realização de novos cursos para os integrantes da Policia Civil.
Os participantes foram agraciados com o Certificado do Grupo Especial de Retomada e Resgate de Fuzileiros Navais.